domingo, 11 de abril de 2010
Aumentar a memória RAM....
Aumentar a memória RAM aumenta o desempenho do computador?
Embora um computador não sofra tantos desgastes mecânicos como um carro, com o tempo e, principalmente, com a evolução dos softwares, o computador acaba ficando obsoleto. Os programas mais novos acabam não abrindo com a mesma velocidade que os programas mais antigos, e qualquer tarefa acaba se tornando um exercício de paciência.
Preciso melhorar o desempenho! A única solução é comprar um computador novo?
Nem sempre. Muitas vezes um computador pode ser novinho em folha e apresentar a mesma lentidão. O principal problema nesses casos costuma ser a falta de memória RAM.
Eu falei um pouco sobre como funciona a memória RAM no texto sobre memória virtual (http://www.ferapositivo.com.br/software/para-que-serve-a-memoria-virtual/). Aumentar a quantidade de memória RAM significa diminuir a utilização da memória virtual, tornando o computador mais rápido, principalmente quando se utilizam vários aplicativos ao mesmo tempo.
E como comprar/colocar mais memória?
O ideal mesmo é você levar seu computador a um técnico especializado e de confiança. Existem diversos tipos de “barramento” de memórias e, até dentro do mesmo modelo, eles podem apresentar incompatibilidades entre si. Por isso, além do técnico escolher a memória correta, ele fará os testes necessários para verificar se os pentes não ficarão com incompatibilidade.
Quantos Megas é o ideal para um computador?
A quantidade de memória necessária varia de acordo com a época. Comprei meu primeiro PC em 1995, e ele vinha com 8MB de RAM. Hoje em dia, até os celulares mais simples utilizam muito mais do que isso!
Hoje (março de 2010), se você utiliza o computador para navegar na internet, editar textos e ver e-mails, o mínimo necessário para uma boa navegação é 512Mb. Para aplicativos mais pesados (edição de fotos, por exemplo), o mínimo é 1GB (1024 MB). Nos dois casos, quanto mais espaço, melhor.
E o preço?
Infelizmente, quanto mais antiga a memória, mais cara será, já que com o tempo elas passam a ser mais raras. Você também pode optar por comprar pentes de memória usados, mas exija sempre garantia.
E quando o problema não é mais a falta de memória?
Aí vai da experiência de cada usuário. Se você é como eu, que acha que um computador mais rápido melhora a produtividade ou a experiência de trabalhar nele, o ideal é realmente pensar em adquirir um equipamento novo.
0 comentários:
Postar um comentário