domingo, 11 de abril de 2010
desktop como prolongar...
Dicas de como prolongar a vida útil do seu desktop
Computador é como carro. Conforme o equipamento vai sendo utilizado, mais desgaste vai sofrendo. Além do problema do desgaste físico (principalmente os coolers e HD), existe também o problema do sistema operacional, que, infelizmente, com o instala/desinstala dos programas, vai se enchendo de arquivos totalmente inúteis e configurações problemáticas.
Então resolvi fazer uma lista de 30 dicas para você cuidar da saúde do seu computador: 10 para o seu desktop, 10 para notebook e 10 para o sistema operacional, que vou postar ao longo dos dias. Não deixe de acompanhar!
Mas antes de tudo, a principal dica: tenha backup de tudo! Como já escrevi em um dos posts anteriores, infelizmente um computador pode dar um piripaque do nada – um raio, um pico de energia etc. A melhor maneira de não chorar sobre o leite derramado é tendo uma cópia de segurança de todos os arquivos importantes. Mas vamos às outras dicas!
1- Embora a gaveta do drive de CD/DVD feche com um empurrãozinho, jamais faça isso. Com o tempo as engrenagens internas começam a apresentar folga, atrapalhando no fechamento completo da gaveta. Use sempre o botão de ejetar/fechar. Infelizmente falo isso por experiência própria!
2- Mantenha o computador livre de poeira! Isso significa limpar o ambiente onde o computador está e também manter a parte interna limpa. O ideal para limpar a parte interna do gabinete é usar uma bomba de ar+máscara (principalmente para os alérgicos), mas na ausência da bomba dá para usar um aspirador de pó. O gabinete limpo reduz a probabilidade de aquecimento do processador e aumenta a vida útil dos coolers.
3- Sempre use um estabilizador e/ou um nobreak. Eles não vão proteger seu computador caso caia um raio na sua corrente elétrica, mas aumentam a vida útil da sua fonte nos picos e quedas de energia do dia a dia.
4- Se possível, sempre que não estiver usando o computador, desligue TUDO da tomada e telefone, principalmente em épocas de chuva, em que é muito comum a formação de raios.
5- Verifique com frequência a velocidade do cooler. Se você não consegue perceber a força do ar saindo da fonte, pode usar uma pequena tira de papel higiênico para verificar se o cooler está ventilando com força ou não. Existem softwares que podem medir a velocidade do cooler do processador e que avisam caso ele esteja rodando em uma velocidade inferior à desejada.
6- Jamais use qualquer líquido para limpar as peças internas* do computador. Se uma sujeira não sair com a bomba/aspirador, experimente passar um pincel. *Lembrando que ao retirar o lacre e abrir seu PC, você perde a garantia do fabricante.
7- Um dos principais problemas de “tela azul” do computador é causado pelo superaquecimento do processador. Vale a pena todo ano trocar a pasta térmica que fica entre o processador e o dissipador de calor. Mas se você não tem conhecimento para fazer esse serviço, o ideal é levar para uma assistência técnica autorizada!
8- Evite deixar o gabinete em local fechado ou muito apertado! Ele necessita que o ar circule por ele para esfriar todas as peças!
9- Jamais (eu disse JAMAIS) abra o gabinete com QUALQUER hardware conectado na tomada. Não adianta nada você tirar a tomada do gabinete e deixar a tomada do monitor ligada. Se o monitor estiver ligado ao gabinete, você pode dar um curto circuito e/ou tomar um choque (que não é forte, mas assusta).
10- Infelizmente, teclado e mouse são as peças que mais apresentam problemas com o passar do tempo. Às vezes compensa pagar um pouco mais por um produto novo que dure mais tempo e que permita um maior conforto durante a sua utilização. Não tem dinheiro que pague pela saúde dos seus pulsos e dedos!
0 comentários:
Postar um comentário