Quais partes do computador podem sofrer com a falta de luz?
Infelizmente, uma situação relativamente comum em qualquer parte do mundo é a falta de luz. Estamos tão acostumados com a presença dela no nosso dia a dia que sentimos uma certa angústia enquanto a energia não volta.
Mas não somos somente nós que sofremos com a falta de energia. Por serem muito complexos, os computadores são extremamente sensíveis a qualquer tipo de variação na energia. Neste post vou falar rapidamente o que pode acontecer com seu computador caso ele seja desligado bruscamente.
Importante: desligar bruscamente não significa a ausência de energia elétrica na tomada. Significa desligá-lo sem dar o shutdown do Windows, por exemplo, tirá-lo da tomada ou apertar o botão power por 5 segundos.
Perda de arquivo
Quando eu falei das diferenças da memória RAM e da memória virtual (HD), comentei que embora extremamente rápida na hora de transferir os dados, a memória RAM tem a desvantagem de perder tudo quando é desligada (sem eletricidade). É por isso que quando a energia cai, perdemos todos nossos trabalhos que não foram salvos no HD.
Além dos trabalhos, o disco pode perder arquivos de configurações do Windows, exigindo algum tipo de restauração da instalação, desde a geração de um novo arquivo de configuração ou até mesmo a reinstalação completa do sistema operacional.
Problemas com o HD
O HD é uma peça mecânica que possui um disco que roda com velocidade superior a 5000 RPM. Quando ele é desligado por meio da rotina comum do Windows (shutdown), as agulhas de leitura são recolhidas para um parte de repouso, evitando um possível risco do disco no qual ficam gravados os arquivos.0
Quando a energia é desligada abruptamente, não ocorre esse recolhimento. Com isso, a cabeça de leitura pode riscar o disco. Como ele está rodando em uma velocidade extremamente alta, isso pode implicar na perda total do disco e dos arquivos.
Picos de energia
Quando a operadora de energia retorna a corrente na rede elétrica, durante alguns milisegundos a voltagem na tomada costuma ser superior à voltagem normal. Isso é terrível para os computadores, já que dependendo do pico de energia podem sofrer danos irreversíveis, como queima de algum componente de dentro da CPU.
Como evitar esses problemas?
A melhor solução infelizmente é a mais cara: adquirir um nobreak. Na ausência de eletricidade, esse aparelho troca automaticamente a energia vinda da rede elétrica pela energia armazenada dentro de sua bateria interna.
Como a autonomia da bateria é em torno de 10 a 30 minutos, a principal função dela é dar tempo de você fazer todos os processos para um desligamento seguro do computador.
Outra dica é sempre tirar todos os equipamentos da tomada (computador, monitor, conectores de rede, roteador etc.) durante uma tempestade de raios e sempre que faltar energia na rede elétrica.
Por fim, verificar se o equipamento que você está ligando seu computador (estabilizador, nobreak ou filtro de linha) possui um fusível. Como ele leva alguns milisegundos para queimar, o fusível por si só não evitará que seu computador queime durante um pico de energia, mas diminuirá, e muito, o estrago feito pela rede elétrica.
0 comentários:
Postar um comentário