Como colocar mais de 4GB no Windows?
Outra pergunta muito freqüente nos fóruns de tecnologia é: “Como colocar mais de 4GB de memória RAM no Windows XP, Vista ou 7?”.
Na verdade, esse é um problema antigo de arquitetura dos processadores de 32 bits, mas como memória custava caro, ninguém nunca chegava a ter esse tipo de problema. Quando o sistema operacional roda em 32 bits – processador de 32 ou de 64 rodando 32 –, a quantidade máxima de memória que o processador consegue trabalhar é 3,25GB.
As versões Vista e 7 do Windows conseguem exibir a quantidade de memória que está conectada na placa mãe, mas mesmo assim continuam usando somente os 3,25GB.
Obviamente a explicação é um pouco mais complexa. Se você se interessou pelo assunto, pode dar uma olhadinha nestes dois textos do pessoal da Microsoft:
Windows Vista ou Windows XP Service Pack 2 ou versão posterior:
http://support.microsoft.com/kb/888137/pt-br
Endereçando além de 4GB com sistemas operacionais Windows de 32 bits:
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc668496.aspx
Mas então eu nunca poderei colocar mais do que 4GB de RAM no meu PC?
Para usar mais do que 4GB, a única solução é trocar a versão do Windows de 32 para 64 bits.
Mas isso causa outros problemas. Nem todos os softwares do mercado possuem uma versão e/ou compatibilidade para sistemas operacionais 64 bits. Outro problema é que os hardwares mais antigos raramente possuem drivers para o Windows 64.
Então, antes de fazer a migração, verifique se todos os softwares e drivers que você usará rodam em uma arquitetura de 64 bits.
Eu tenho que usar Windows 32 bits! Como vou fazer se quiser colocar mais memória?
A pergunta mais importante a se fazer é “preciso realmente de mais de 4GB de memória RAM em meu computador?” A maioria dos programas rodam muito bem com 1GB de RAM. 2GB já entra no “nível ótimo”, ainda mais com a chegada do Windows 7, que não é um devorador de memória.
Então não fique preocupado se o seu Windows não roda mais do que 4GB de RAM. Embora a passagem para sistemas operacionais de 64 bits sejam inevitáveis, essa alteração será feita de maneira gradativa e imperceptível para a maioria das pessoas. Afinal, alguém se lembra de quando os fabricantes de computadores abandonaram os 16 bits e colocaram os processadores de 32 no mercado?
0 comentários:
Postar um comentário