Pacotão de segurança: melhor antivírus, privacidade e Windows x64
Começa maio e temos mais um pacotão de segurança, respondendo as dúvidas deixadas nos comentários da coluna Segurança para o PC. Hoje, as perguntas tratam de softwares antivírus, recursos de privacidade em navegadores web, a segurança de senhas em arquivos ZIP e sobre as proteções extras das edições 64 bit do Windows. Confira!
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.
Nem mesmo serviços como o VirusTotal ou Jotti Malware Scan, que usam vários antivírus, conseguem detectar todas as pragas. É preciso de prevenir de outras formas.Nem mesmo serviços como o VirusTotal ou Jotti
Malware Scan, que usam vários antivírus,
conseguem detectar todas as pragas. É preciso se
prevenir de outras formas. (Foto: Reprodução)
Antivírus adequado ou “melhor”
Muitos internautas deixam dúvidas nesse formato:
“O que você acha sobre [antivírus que eu uso]?”
“Uso Windows [XP/Vista/7] com o antivírus [algum software de proteção]. Teria algum outro programa para indicar?”
“Qual o melhor antivírus atualmente?”
Não há um modo correto deresponder essas perguntas. O antivírus precisa funcionar no seu computador e você precisa saber usá-lo. Trocar de software não resolve o problema, porque nem todos os antivírus existentes, combinados, são capazes de parar alguns ataques. Existem softwares que detectam um tipo de praga melhor do que outro, ou que apresentam melhor estabilidade, ou maior velocidade. Até mesmo os melhores testes antivírus precisam balancear essas categorias.
Mas, na verdade, é você quem decide o que é mais importante para o seu sistema. E assim precisa buscar um antivírus adequado. Às vezes, você simplesmente quer um antivírus que não dê problema. Em outras, prefere um antivírus que irá dar cada detalhe de arquivos suspeitos, mesmo que esses arquivos não sejam sempre maliciosos.
A dica da coluna é: não se preocupe com o seu antivírus. Veja quais outras tarefas ou programas são importantes para sua segurança. De nada adianta perder uma semana inteira testando programas antivírus se você está com a atualização automática do Windows desativada ou clica em qualquer anexo de e-mail.
O InPrivate, no Internet Explorer 8. O InPrivate, no Internet Explorer 8. (Foto: Reprodução)
InPrivate
O Internet Explorer 8 tem a funcionalidade de segurança pela navegação InPrivate. Ela é segura?
Edivania Leite de Morais
O InPrivate não é um recurso de segurança, é um recurso de privacidade. Devido ao modo como a internet funciona, o InPrivate vai acabar funcionando como um recurso de segurança contra alguns sites maliciosos, especialmente os que tiram proveito de brechas como XSS e CSRF.
No entanto, o InPrivate é e funciona principalmente como uma maneira de esconder seus rastros na internet e de impedir que sites maliciosos tenham acesso a informações pessoais que por algum motivo acabaram sendo armazenadas pelo navegador. Também impede que outras pessoas possam saber que você acessou determinados sites. Por isso alguns o chamam de “modo de pornografia”, já que, enquanto ativado, o recurso impede que o navegador salve o histórico das páginas visitadas.
O navegador Safari, da Apple, foi o primeiro a ter esse recurso. Mas foi o Google Chrome que o popularizou, sob o nome de “Incognito”. Depois, Firefox e Internet Explorer adicionaram a mesma função, que no navegador da Microsoft recebeu esse nome de “InPrivate”.
Como criar arquivos WinZIP com senha, no Windows XP. Como criar arquivos WinZIP com senha, no Windows XP. (Foto: Reprodução)
Pastas zipadas e com senha
Tenho várias pastas zipadas (com senhas). É possível alguém conseguir abrir os arquivos que estão armazenados nelas?
Olavo Ennes
Zipar e colocar senha não está longe de ser a forma mais segura de se armazenar arquivos confidenciais, mas muitas pessoas não serão capazes de quebrar a proteção, ainda mais se a senha for forte (10 ou mais caracteres). Se a senha for algo que possa ser adivinhado, é claro, você pode facilmente ter problemas.
Se for realmente importante que ninguém veja o que está nessas pastas, considere usar o Gpg4win. A proteção é muito superior.
Existem ferramentas prontas que testam várias senhas por minuto em arquivos ZIP, realizando um ataque do tipo “força bruta”. Em algumas horas ou dias, alguém que conhece um desses programas será capaz de abrir os seus arquivos. No entanto, a maioria das pessoas leigas não terá tempo ou o conhecimento para realizar esse tipo de ataque.
Segundo dados coletados pelo Steam, Windows 7 x64 é o segundo sistema operacional mais comum.Segundo dados coletados pelo Steam, Windows 7 x64 é o segundo sistema operacional mais comum. (Foto: Reprodução)
Segurança do Windows 64 bit
Olá, eu gostaria de saber qual a diferença entre o Windows de 32 e 64 bits e quais as camadas de segurança que o de x64 tem em relação ao de x86?
Rodrigo
A principal diferença entre os Windows de 32 e 64 bit, no quesito segurança, é a existência de um recurso chamado PatchGuard. O PatchGuard impede que vírus realizem alterações na memória do kernel do Windows. Esse tipo de comportamento é observado em muitos dos piores vírus existentes, pois dá ao código malicioso um controle sobre tudo o que acontece no sistema. Com isso, o vírus consegue se proteger de tentativas de remoção, por exemplo.
A Microsoft também aproveitou o pulo para os processadores 64 bit para exigir assinatura digital em drivers de sistema. Os drivers de 32 bit simplesmente não funcionam na plataforma 64 bit. Por isso, foi um bom momento para começar a exigência de assinaturas. Isso dificulta que vírus se instalem como drivers de sistema, algo que tem sido muito comum com rootkits.
Fora isso, processadores 64 bit também são todos compatíveis com a Prevenção de Execução de Dados (DEP), um recurso que dificulta a exploração de falhas no sistema. Problemas que seriam responsáveis por vulnerabilidades séries podem ser anulados com essa proteção. Mas isso tem menos relação com o Windows; a questão aqui está nos processadores.
Ainda sobre a questão de drivers de 32 bit não funcionarem nas versões 64 bit do Windows, vale ressaltar que, por isso, muitos códigos maliciosos criados para o Windows de 32 bit não vão funcionar na versão x64. Mas essa é uma questão temporária. Quanto mais pessoas começarem a adotar o Windows x64, mais interessante será para os criminosos atacá-la.
Para resumir, o Windows x64 é, sim, um pouco mais seguro. Mas não é nada que vai mudar de forma significativa os ataques na web.
0 comentários:
Postar um comentário