domingo, 11 de abril de 2010

temperatura do computador....

Importância do controle de temperatura do computador

Rapidamente dando uma pausa no assunto backup para falar sobre um dos assuntos mais abordados nos fóruns, comunidades e Yahoo! responde: temperatura do computador.

Quase a totalidade dos equipamentos elétricos quando ligados acabam produzindo calor. Isso é ruim por dois motivos: indica desperdício de energia e pode causar problemas em alguns equipamentos.

No caso do computador, o sintoma mais comum de problemas com o aquecimento é o travamento das tarefas, principalmente em atividades que requerem alto processamento, como edição de vídeo, jogos ou programas 3D. Mas se o caso for crítico, pode acontecer com tarefas simples, como navegar na internet (se bem que com tanta coisa nova sendo lançado na web, até navegar na internet está se tornando algo pesado). Além de reiniciar o computador, esses travamentos podem causar corrompimento de arquivos, problemas no sistema operacional e até mesmo a queima de hardware como processador ou placa de vídeo.

Por que os computadores esquentam?

Sempre quando ocorre passagem de corrente elétrica por um cabo, um trilho de metal, parte dos elétrons acabam se chocando com os átomos do metal. Acredito que todos tenham visto isso nas aulas de física – o Efeito Joule (link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Joule). Se usado de maneira controlada, isso pode ser bom, como em chuveiros elétricos, aquecedores de ar ou em ferros de passar. Mas também pode causar problemas, como derretimento da fiação elétrica ou problemas em equipamentos eletroeletrônicos.

Quais são as principais fontes de calor de um computador?

Qualquer área do computador que possui um dissipador de calor é sinal de que tem algo esquentando logo abaixo. Mas as duas principais fontes de calor de um computador são a fonte e o processador.

Se nenhum cuidado for tomado, os processadores podem chegar temperaturas acima dos 100ºC, como pode se ver no vídeo acima, no início do post.

Como o computador tenta controlar a temperatura?
As placas atuais são configuradas para desligar o computador quando ele atinge determinada temperatura (isso varia de acordo com o processador). Mas a principal maneira de esfriar essas peças são por meio do dissipador de calor ligado a uma potente ventuinha (o “ventilador” do computador).

As fabricantes de processadores também trabalham para criar chips mais potentes e que consumam menos energia, gerando menos calor e economizando na conta de luz no final do mês! Processadores que consomem menos são essenciais para diminuir o consumo de energia em um notebook, aumentando a autonomia da bateria.

Como posso evitar o aquecimento do computador?
A primeira coisa a se fazer é manter o computador longe da poeira. Como a limpeza dá um certo trabalho, vou escrever sobre isso nos próximos posts.

Mas você pode efetuar algumas alterações que também podem ajudar a diminuir a temperatura do computador:

1 – Se estiver usando um notebook/netbook, evite largá-lo em cima da cama, cobertor, toalha ou qualquer superfície “não lisa e dura”. É muito comum nesses locais o notebook ter suas entradas e/ou saídas de ar tampadas, esquentando o computador por inteiro. Se for usá-lo apoiado nas pernas, certifique-se de que não está tampando nenhuma entrada ou saída de ar.

2 – Evite deixar o cabinete em locais fechados, principalmente na parte de trás, onde fica a saída de ar da fonte. Também não deixe as laterais encostadas na parede (principalmente o lado esquerdo, que é onde fica a entrada de ar)

3 – Mantenha sempre limpo o ambiente onde fica o computador. Lembre-se de que o gabinete é praticamente um aspirador de pó que fica ligado o tempo todo! Se você deixar o ambiente sujo, muito provavelmente a parte de dentro do gabinete estará empoeirada, dificultando o resfriamento dele (além de ser nojento, claro).

4 – Se o dia estiver quente, abra a janela e a porta para circular o ar! Lembre-se de que o computador usa o ar ambiente para resfriá-lo. Se o ar estiver quente, o processo de refrigeração ficará afetado.

Curiosidade

Uma das brincadeiras mais comuns entre as pessoas que adoram fazer “casemod” é fazer o overclock do processador, isto é, rodá-lo em uma velocidade superior a que foi projetado. Isso obviamente eleva (e muito) a temperatura do chip. Para resfriá-lo, os “modders” utilizam diversos equipamentos, como refrigeradores à base de água (como o radiador de um carro) ou até mesmo usando nitrogênio líquido!

0 comentários:

Postar um comentário